Histórico
A abertura de um mestrado acadêmico e Território, Sociedade e Políticas Públicas será um passo importante para a consolidação institucional de nosso Departamento de Geografia e Políticas Públicas. O departamento, criado em 2016, possui 25 professores permanentes, todos doutores trabalhando em regime de dedicação exclusiva e com menos de 10 anos de doutoramento, portanto, em sua maioria, jovens doutores em pleno processo de consolidação da carreira, demandando, assim, credenciamento em um programa de pós-graduação stricto sensu para o pleno desenvolvimento do departamento. Além disso, a criação do mestrado possibilitaria a consolidação da convergência de pesquisas que circulam nos dois cursos de graduação de nosso departamento, articulando, assim, duas áreas de conhecimento (geografia e políticas públicas) que podem ser consideradas convergentes em diversas atividades de ensino, pesquisa e extensão, facilitando possíveis projetos comuns de novos cursos de graduação e pós-graduação.
Em 2019, demos um passo importante nessa direção com a criação da pós-graduação lato sensu de Gestão de Territórios e Saberes – Teresa, cuja primeira turma formou seus primeiros egressos em 2021 e possui agora uma segunda turma em formação. A pós Teresa tem como objetivo capacitar profissionais e produzir conhecimento sobre a gestão de territórios e saberes na Baía da Ilha Grande através de processos de convergência entre saberes populares/tradicionais e conhecimentos científicos. A atuação da pós-graduação lato sensu tem demonstrado a necessidade de darmos um passo adiante e abrirmos um curso de mestrado acadêmico como forma de aprofundar nossas pesquisas e seus impactos nas dinâmicas territoriais da Baía da Ilha Grande.
Consideramos que o histórico de consolidação do nosso departamento tem seguido um processo consistente, coeso e bem planejado de constituição de um espaço acadêmico de excelência, sem queimar etapas e com um perfil equilibrado de atuação docente e de desenvolvimento de pesquisas e atividades acadêmicas, restante como quase evidente a necessidade de planejarmos a criação de um mestrado acadêmico. Com o mestrado instalado e em funcionamento, nosso corpo docente poderá começar a se dedicar a planejar a criação futura de um curso de doutorado e, assim, estabelecer os alicerces de um centro de pesquisa de grande impacto e de perfil acadêmico consistente com os interesses e capacidades de um grupo de jovens doutores plenamente ativos e criativos em atividades de pesquisa, ensino e extensão.
